Afasia é a perda da fala e o seu tratamento é realizado através de estímulos cerebrais. Entenda como tornar o futuro tratamento mais eficaz.
Se você é portador de pressão alta, problemas cardíacos, costuma levar uma vida sob constante estresse ou exerce profissões de risco aconselho gravar para guardar a sua voz lendo, cantando e falando de improviso. É claro que desejo que nada de mal ocorra, mas se você vier a sofrer de um problema neurológico mais sério no futuro como AVC, isquemia cerebral, traumatismo craniano ou qualquer outro tipo de problema que ocorra a perda a fala, suas gravações servirão como um ponto de referência fundamental parar recuperar a sua voz. O principal objetivo é chegar ao tom original.
Os principais tipos de afasia são:
-Afasia de Werneck – caracterizada pela fala fluente ou logorréia, que não faz sentido para quem ouve (embora a pessoa acredite estar falando corretamente e mantenha a entonação adequada), podendo também o afásico de Werneck articular palavras existentes, mas que juntas não compõem nenhum significado lógico.
-Afasia de Broca – caracterizada pela preservação da compreensão combinada com a dificuldade para falar e articular palavras.
-Afasia de Condução – caracterizada pela fala fluente e espontânea, combinada com a preservação da compreensão, mas o paciente é incapaz de repetir palavras corretamente.
-Afasia Global – que é a perda total da capacidade de falar, compreender, ler e escrever.
Método do fonoaudiólogo Simon Wajntraub:
Para esse tipo de problema, o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub desenvolveu um sistema nos moldes do programa “Esta é a sua vida”, no qual realiza gravações em vídeo contando o passado do paciente, mas sempre enaltecendo suas atividades profissionais e pessoais. O fonoaudiólogo determina que o paciente repita através de frases o que está sendo narrado, sempre acompanhando a voz do narrador. O diferencial nesse momento é capacidade vocal do fonoaudiólogo e professor de oratória Simon Wajntraub em realizar toda a narrativa do vídeo.
Os neurologistas que presenciaram o trabalho do Fonoaudiólogo Simon Wajntraub afirmam que o resultado ocorre a curto prazo, pois além do tratamento ser contínuo (o paciente pode ouvir os áudios o dia inteiro), aciona todos os aspectos perceptivos do cérebro (luz, cor, som, imagem, fala, ritmo etc).
Com o método do Fonoaudiólogo Simon Wajntraub o tratamento é muito mais agradável para o paciente. Não há constrangimento de ser observado por outras pessoas preocupadas com o fato de ele não conseguir falar. É muito desagradável quando parentes, amigos e fonoaudiólogos ficam olhando para o paciente no intuito de insistir que ele fale, isso provoca muita tensão, podendo causar efeitos contrários, piorando o quadro do paciente.